sábado, 31 de dezembro de 2011

Ano Novo, novos começos

Mais um ano se passou... Desta vez tão rápido que me deu a impressão de não ter sequer saído do lugar. Porém, muito aconteceu, mudei muito, muita coisa mudou. Finalmente percebi que não reagir e esperar as coisas mudarem por si só não estava surtindo muito efeito.

 Porém, tomar coragem e efetivamente mudar aquilo que não nos agrada é difícil, dá trabalho e muito medo. Este momento me faz pensar na carta 'A Morte' do tarot - morte enquanto mudança. Ao longo de nossa vida, todo o tempo, a Morte, sob forma de transformação, nos espreita.

Quando nascemos, morremos para a vida uterina, quando viramos pais, deixamos de ser filhos, ao casarmos, a vida de solteiro tem que morrer.. é uma espécie de morte, morremos para um antigo estado de coisas para que o novo possa surgir. É como se estivéssemos andamos numa trilha ao longo da encosta de um morro e, ao agarramos às raízes das árvores que se tornam aparentes, para continuarmos andando, temos que soltá-la para agarrarmos outra raiz mais adiante. É um momento angustiante, pois estamos descobertos, vulneráveis e qualquer escorregão pode ser fatal...

 Estou num momento como este e não é fácil aceitar a minha própria vulnerabilidade. Aceitar a mim mesma como um ser frágil, temeroso e inseguro. É quase inevitável não olhar para trás e pensar que agarrar novamente aquela raiz que acabei de soltar parece a alternativa mais segura e um tanto atraente. 

Mas, não. Recuso-me a voltar... Vou aguentar firme, com coragem. Dia virá em que chegarei a uma parte do caminho em que não precisarei segurar em nenhuma raiz e poderei caminhar com segurança por entre arvores centenárias e flores multicoloridas, rodeada de borboletas e beija-flores. Enquanto isso não acontece, decido ter coragem e enfrentar as dificuldades, certa de que mereço ser feliz.

 Ano Novo sugere finalizações e recomeços... novas formas de fazer as coisas... promessas que fazemos a nós mesmas e que nos esforçaremos para cumpri-las. Gosto de recomeços, gosto de oportunidades para fazer diferente, de tentar mais uma vez, com certeza no coração que tudo dará certo desta vez. Espero que você tenha coragem para recomeçar tudo de novo, ou para continuar, ou para parar, enfim, coragem para não deixar as coisas que não funcionam ficaram como estão. Então, coragem! Você pode! Eu acredito em você! Feliz 2012!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário